O Montanhista


Eu nunca me dediquei completamente a uma só atividade… a vida sempre me pareceu curta demais para tal exclusividade e extravagância! Quis experimentar muitas possibilidades; além disso, só
comecei a mergulhar aos 50 anos, entrei em uma caverna pela primeira vez aos 53 anos, e tive minhas primeiras lições de montanhismo aos 55 anos. Agora, aos 58 anos, resolvi praticar escalada em rocha com mais competência! Para isso, fui a São Bento do Sapucaí, aprender com um grande especialista: Eliseu Frechou!

Eu o conhecia apenas de nome… um dos mais renomados escaladores do Brasil!

Durante uma semana tive o privilégio de conviver com este verdadeiro Montanhista, que dedica sua vida às Montanhas, mora ao lado de monumentos naturais como a Pedra do Baú, a Ana Chata, a Pedra da Divisa… e todo o seu tempo está focado nas rochas!

Eliseu é uma daquelas figuras que imaginamos existir apenas nos livros de aventuras: um homem íntegro, coerente, impecável em seus movimentos de escalada, ético e compenetrado em produzir o melhor de si, não importa a dimensão dos atos que pratica.

Eu sou apenas um aprendiz, mas Eliseu se esforçou por me tornar não apenas um montanhista melhor, mas um ser humano mais consciente do papel reservado para mim nesta vida! E é assim que me senti ao me despedir dele ao fim dos meus treinamentos!

Eliseu não fala, como muitos, um discurso politicamente correto; ele o pratica de fato, em cada um de seus atos, em cada atividade que exerce em sua vida plena de aventuras e realizações! Ele é um dos poucos escaladores de Big Wall do Brasil, já fez muitas escaladas solo e em solitário, e atingiu o apogeu de sua forma nas diferentes modalidades que a escalada em rocha nos permite.

Quando cheguei à sua casa, minhas epectativas eram elevadas: queria desenvolver em poucos dias uma competência que não tinha. Apesar das limitações de minha idade e de minha forma física, ao terminar o treinamento constatei que havia superado em muito o que havia idealizado: os resultados, para mim, não poderiam ter sido melhores! Já posso prosseguir sozinho!

Além disso, e muito mais do que simplesmente ter melhorado meu desempenho, eu encontrei um grande amigo!
Anúncios
por João Carlos Figueiredo Postado em Crônica

Aguardo sua resposta...

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s