Analfabetismo Cultural

Somente a Cultura poderá nos redimir, um dia, do subdesenvolvimento, da ignorância e do obscurantismo intelectual. A mais grave situação do ser humano é sua incapacidade de compreender o mundo em sua diversidade e em seus inter-relacionamentos.Quando um fato ou situação se apresenta ao indivíduo, e seu limitado entendimento não reflete a sua verdadeira dimensão, distorcendo seu contexto, suas causas e conseqüências, isto é preocupante; estaremos diante do analfabetismo cultural.

É isso que se destaca às vésperas das eleições: pessoas despreparadas até mesmo para identificar a grande farsa dos candidatos, separando aqueles que poderiam, eventualmente, agregar algum valor às nossas vidas e à comunidade a que pertencemos.

Eles caminham entre nós com desenvoltura, destacando a miséria, como se dela não fizessem parte, ou como se nunca houvera a oportunidade de resolvê-la em suas atuações atuais ou passadas. Vestem a máscara da pureza e da idiotice (triste paradoxo!), fingindo não fazer parte desse mundo de tragédias, de fome, de miséria, de exploração humana, de corrupção que nos rodeia e oprime.

Olham-se uns aos outros como seres de outro mundo, segurando crianças, beijando mulheres, abraçando operários, comendo o prato feito da periferia, caminhando na lama que invade as casas, não hoje, mas todos os dias do resto das vidas desse povo enganado.

Fazem promessas absurdas e impossíveis, fazendo crer que depois do pleito tudo será diferente…

E mais uma vez entramos naquela sala de mentiras e colocamos nosso voto nessas pessoas, tornando-nos cúmplices da sua mentira e desfaçatez, fazendo-nos culpados de seus futuros atos imorais e impunes, tornando-os mais ricos pela fuzarca dos contratos e das propinas, das medições falsas das obras que nunca terminam, e que não refletem as verdadeiras necessidades desse nosso povo.

Desta vez não será diferente, pois são eles, os mesmos candidatos, com as mesmas posturas e a mesma hipocrisia.

Vamos, pois, votar na esfinge que nos devorará, pois nunca a decifraremos…

Anúncios
por João Carlos Figueiredo Postado em Ensaio

Aguardo sua resposta...

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s